Correio Popular Notícia





Sejus realiza procedimentos odontológicos em reeducandos

Data da notícia: 26/07/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120727-171.jpg[/IMG] (Da Redção) A SEJUS (Secretaria de Estado de Justiça) tem trabalhado veementemente para que o sistema penitenciário do Estado seja considerado modelo para o restante do país. Para tanto, o secretário de Justiça, Fernando Oliveira tem dado todos os subsídios necessários para que, através da ressocialização e o tratamento humanizado aos reeducandos, as metas do Governo da Cooperação sejam alcançadas. A exemplo disso, ações como a que a Gerência de Saúde Penitenciária (Gesau) vem desenvolvendo já geram resultados positivos, como o total de 950 procedimentos odontológicos registrados nos consultórios das unidades, desde o mês de janeiro até o último dia 18.
Na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, e na Casa de Detenção José Mario Alves, o Urso Branco, os consultórios passaram por reformas e manutenção de todos os equipamentos odontológicos, permitindo procedimentos como restaurações com resina, extrações e limpezas. São 11 profissionais da área atendendo nas unidades, de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. ?O governador Confúcio Moura nos tem dado todo o apoio para que as ações da Sejus tenham resultados transformadores, sendo ele o maior idealizador dessas mudanças no sistema prisional de Rondônia?, disse o secretário Fernando Oliveira.
Segundo informações da Gesau, uma parceria entre Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, e a Sejus, está em vias de formalização para a disponibilização de dois leitos no hospital para os reeducandos que precisarem passar por cirurgias. Uma média de 15 operações cirúrgicas deve ser realizada por mês, e o mutirão ortopédico que acontece periodicamente no hospital também incluirá reeducandos que necessitam do procedimento. Somente esta semana, seis apenados da penitenciária Edvan Mariano Rosendo foram deslocados até o HB, uns para revisão pós-cirúrgica e outros encaminhados para a cirurgia.

CAPACITAÇÃO - A educação e capacitação dos reeducandos é uma das prioridades da Sejus. A primeira turma do curso de manutenção de microcomputadores da Penitenciária Edvan Mariano Rosendo já começou a parte prática, que com a parceria do Conselho da Comunidade, máquinas usadas foram disponibilizadas para o aprendizado dos 15 alunos. O instrutor é também um reeducando, Fernando Torres, que usa os conhecimentos já adquiridos antes de entrar no sistema prisional. Desde o dia 4 de junho, os alunos aprendem uma nova qualificação, e na segunda quinzena de agosto o curso deve ser encerrado, com 280 horas de aulas. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1391 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.